Bolo pão de mel recheado com doce de leite
Essa versão tamanho família tem tudo o que as individuais tem: uma massa de especiarias deliciosa, um recheio de doce de leite e aquela casquinha de chocolate para completar o pacote.
Ingredientes
Recheio de doce de leite
- 2 latas leite condensado
Massa do bolo
- 100 g manteiga sem sal fria
- 100 ml óleo vegetal sabor neutro
- 200 g açúcar mascavo
- 300 g mel florada silvestre ou da sua preferência
- 200 ml água quente
- 160 g iogurte sem sabor integral
- 500 g farinha de trigo
- 10 g cacau em pó
- 10 g canela em pó
- 6,5 g gengibre em pó
- 3,5 g cravo em pó
- 1 g noz moscada em pó
- 12 g fermento químico em pó
- 10 g bicarbonato de sódio
- 1 g sal refinado
Calda de mel
- 100 ml água
- 70 g mel
- 1 pau de canela
- 8 cravos secos
- 20 ml rum escuro opcional
Cobertura de chocolate
- 200 g chocolate meio amargo
- 50 g óleo de coco
sem sabor - 50 g manteiga de cacau
- 20 g chocolate branco opcional
Instruções
Recheio de doce de leite
- Retire o rótulo das latas de leite condensado removendo o máximo do papel/plástico e a cola.
- Cozinhe as latas na panela de pressão com água suficiente para cobrir por 30-35 minutos. Conte o tempo depois que começar a chiar.
- Desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente.
- Remova a pressão residual da panela, se tiver, retire as latas.
- Deixe esfriar, então, coloque na geladeira para firmar. Deve ser usado gelado.
- Transfira para uma manga de confeitar com bico liso, reserve.
Massa do bolo
- Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de 20x20cm com papel manteiga e unte ligeiramente com óleo. Reserve.
- Misture manteiga, óleo, açúcar mascavo com um batedor de arame (fouet) em uma tigela até ficar nem uniforme, cerca de 1-2 minutos.
- Adicione mel, água, iogurte e continue mexendo para deixar homogêneo, cerca de 1-2 minutos.
- Acrescente farinha, cacau, canela, gengibre, cravo, noz-moscada, fermento químico, bicarbonato, sal e mexa para deixar tudo bem misturado.
- Transfira a massa para a forma preparada.
- Asse a 180ºC por cerca de 60-70 minutos, faça o teste do palito que deve sair limpo.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Calda de mel
- Aqueça água, mel, canela e cravo em uma panela em fogo médio. Deixe ferver por 1-2 minutos, tampe e retire do fogo.
- Deixe descansar por pelo menos 30 minutos, ideal, 1 hora. Calda deve ser usada fria ou temperatura ambiente (25-30ºC).
Montagem
- Dependendo da forma usada será necessário nivelar o todo do bolo. Divida o bolo em 3 camadas iguais. Para ambos os casos, pode ser usado um nivelador de bolo ou uma faca de serra bem grande. A altura de cada camada é de cerca 1cm, mas depende da altura final do bolo.
- Se quiser, pode aparar as bordas das camadas com um aro quadrado de 20x20cm. Apesar do bolo ser de 20x20cm, ele ficou com uma bordinha.
- Monte o bolo dentro do aro quadrado de 20x20cm, coloque uma cada de bolo e molhe com a calda de mel, então, espalhe uma camada do doce de leite e deixe o mais uniforme possível. Repita o processo com todas as camadas. Irá sobrar recheio, sobra cerca de metade da segunda lata.
- Leve o bolo para a geladeira por pelo menos 60 minutos para firmar.
Cobertura de chocolate
- Derreta chocolate com óleo de coco e manteiga de cacau no micro-ondas de 20 em 20 segundos, mexendo sempre. Cuidado para não queimar o chocolate.
- Chocolate deve estar totalmente derretido e bem líquido.
Finalização
- Passe o chocolate no bolo com a parte que está virada para cima, ela é a base do bolo. Deixe endurecer, pode ser levado na geladeira por 2-3 minutos.
- Inverta o bolo sobre um prato, tabuleiro ou grade. Retire o aro metálico. Caso use o prato ou tabuleiro que seja, um pouco menor que o bolo para que a calda possa escorrer.
- Despeje a cala sobre o bolo para cobrir todas as laterais, pode ajudar com uma espátula ligeiramente, como o bolo está gelado pode ser que endureça rapidamente.
- Se quiser acelerar o endurecimento da calda, pode levar na geladeira por 10 minutos. Se desejar, pode decorar com chocolate branco derretido.
- Transfira o bolo para o prato de servir.
Notas
Dicas
- Especiarias: a quantidade listada foi a usada na receita, mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa. Dependendo do frescor das especiarias, elas podem estar mais ou menos potente. E para as especiarias use as medidas em colheres medidas, por serem leves muitas balanças domésticas não conseguem pesar quantidades menores que 5g com precisão.
- Doce de leite: pode ser comprado, desde que firme. E não, não use leite condensado em caixa para transformar em doce de leite. A embalagem não foi feita para ficar submersa em água. Tem que ser a versão em lata mesmo.
- Recheio: apesar do doce de leite estar no ponto firme, ele tende a escorrer se estiver muito quente. Caso queira, faça uma banda de contenção nas bordas do bolo com ganache mais firme (2:1 de chocolate para creme), assim a chance de escorrer diminui.
- Cobertura: a manteiga de cacau pode ser substituída por óleo de coco na mesma quantidade, ou seja, ao invés de ir apenas 50g, vai 100g de óleo de coco.
Fonte: pratofundo